Meu teste de personalidade

Note: This is an old post. The opinions and views expressed here may not reflect the author's current thinking.

Bom, acho que não falta mais nada pra arrumar aqui, pelo menos por enquanto, ou seja, mãos à obra. Pra começar, seguindo a dica do 1001 Gatos e o incentivo do novo-MUNDO, fiz o tal teste de personalidade no site inspiira.org e achei que seria uma boa compartilhar o resultado, para que os leitores desse blog saibam um pouco mais sobre mim.

Meu “tipo psicológico” deu como INTJ (introvertida intuição pensamento sentimento sensação). Mesmo eu sendo cético com testes como este, o resultado completo foi interessante. Algumas partes:

“Não é fácil para você conseguir expressar suas visões, pensamentos e abstrações internas, pois estes se encontram numa forma interna altamente individualizada, não sendo assim diretamente traduzíveis numa maneira que outros possam compreender. Porém, você geralmente é levado a traduzir suas idéias na forma de um plano ou de um sistema que seja fácil de explicar, ao invés de através de uma tradução direta dos seus pensamentos para as pessoas.”

Perfeito. Tão perfeito que eu nunca conseguiria expressar minha dificuldade de expressão de uma maneira melhor. Talvez por isso eu tenha resolvido começar um blog.

“É difícil que você veja valor numa transação conversacional direta, e você também tem dificuldade em expressar suas idéias, que não são lineares. Entretanto, seu extremo respeito por conhecimento e inteligência o motivarão a explicar-se para outras pessoas que você achar merecedoras desse esforço.”

Pois é. O difícil é achar alguém que mereça esse esforço. Se você leu até aqui, talvez você seja uma delas :)

“Você é um líder natural, embora você geralmente prefira ficar ‘por trás da cortina’ até que você enxergue uma necessidade real de liderar a situação. Quando você se encontra numa posição de liderança você é muito eficaz, pois é capaz de enxergar objetivamente a realidade da situação e é adaptável o suficiente para mudar as coisas que não estejam funcionando bem.”

Concordo, apesar de eu acreditar que todo mundo se ache “líder” nessas horas.

“Você tem uma intuição altamente desenvolvida e freqüentemente se sente convencido de que está certo sobre as coisas. Porém, a menos que você complemente sua visão intuitiva com uma capacidade de expressar suas idéias, você pode acabar sendo mal compreendido com freqüência. Em casos em que há esse problema de compreensão, você tende a culpar a limitação das outras pessoas ao invés da sua própria dificuldade em se expressar.”

Deve ser por isso que sempre tenho a sensação de ter esquecido de dizer algo logo após um discussão.

“Na ausência de um desenvolvimento correto da sua capacidade de comunicação, você pode se tornar uma pessoa “curta e grossa” para com as pessoas, e, por fim, isolacionista.”

Gostei da palavra. Isolacionista.

É isso. O teste tem 60 e poucas questões com duas alternativas cada e necessita cadastro. Fica a dica pra quem quiser saber mais sobre si mesmo ou pra mandar scrap para os miguxos do Orkut.