5 freewares pequenos (e úteis) que você não conhecia

Note: This is an old post. The opinions and views expressed here may not reflect the author's current thinking.

Há um bom tempo eu venho pensando em escrever um artigo sobre alguns programas para Windows muito úteis que tenho “colecionado” com o tempo. Eles não gastam quase nada de memória — todos têm menos de 1mb — e são uma mão na roda quando você se acostuma a utilizá-los:

Snippy (100KB)
Snippy Marque livremente uma área da tela e o programa tira uma screenshot dessa região, evitando que você tenha todo o trabalho de abrir um editor de imagens e colar uma screenshot gigante só pra recortar aquele pedacinho que você queria.

VirtuaWin (385KB)
Demorei pra achar um gerenciador de áreas de trabalho virtuais decente pro Windows. Testei vários e todos sempre tinham algum empecilho chato que me evitava de usá-los. O VirtuaWin não tenta ser uma cópia capenga do Compiz, daí o seu maior trunfo: faz só o básico, e bem feito. E ainda suporta plugins.

ClipX (132KB)
ClipX Gerencia o histórico da área de transferência (clipboard), ou seja, cria uma lista das últimas informações que você deu CTRL+C, sejam elas texto, imagens, arquivos, etc. Assim você não perde o que copiou anteriormente, podendo recuperar essas informações com um clique (ou atalho de teclado). Também dá pra criar uma lista permanente de coisas que você cola direto. Muito utilizado por Antônio Tabet.

PlacesBar Editor (1005KB)
PlacesBar Editor Sabe, na janela de Abrir/Salvar como, aqueles 5 atalhos do lado esquerdo que apontam para Área de trabalho, Meu computador, Meus documentos, etc? Então, com o PlacesBar Editor você pode alterar esses atalhos para os que você quiser. Muito útil pra colocar a pasta Downloads e não ter que ficar navegando pelos diretórios do PC usando aquela caixa de diálogo minúscula quando for salvar um arquivo.

Taskbar Shuffle (631KB)
Permite reorganizar os botões da barra de tarefas e ícones da área de notificação (tray). É, só isso mesmo.

Esses são só alguns deles; vários outros ficaram de fora dessa lista. Fica pra próxima :)